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Ementa 
 A comunicação na atualidade. Coesão e coerência textuais. Uso e adequação da linguagem. Estratégias de leitura de texto. Produção de texto: resumo acadêmico, resenha crítica, relatório, artigo científico
 
 
Objetivo 
 Ampliar o domínio da comunicação escrita e oral, por meio da aprendizagem e produção de textos existentes no âmbito acadêmico e tecnológico. Favorecer a interpretação de textos relativos à área do curso. Objetivos específicos. Produzir textos de interesse para o desenvolvimento do profissional

Ementa 
 Visão geral da noção de texto. Diferenças entre oralidade e escrita, leitura, análise e produção de textos de interesse geral e da administração: cartas, relatórios, correios eletrônicos e outras formas de comunicação escrita e oral nas organizações. Coesão e coerência do texto e diferentes gêneros discursivos.
 
 

Objetivo 
 Identificar os processos lingüísticos específicos e estabelecer relações entre os diversos gêneros discursivos para elaboração de textos escritos que circulam no âmbito empresarial; desenvolver hábitos de análise crítica de produção textual para poder assegurar sua coerência e coesão.

Ementa 
 Elementos estruturais do texto: estrutura: unidade, organicidade e forma; conteúdo: coerência e clareza; expressão: criatividade, propriedade, concisão e correção. Gêneros textuais: Carta pessoal e comercial, bilhete, diário pessoal, agenda de anotações, romance, resenha, blog, e-mail, bate-papo (chat, orkut, vídeo-conferência, second life(realidade virtual), fórum, aula expositiva, virtual, reunião de condomínio, debate, entrevista, Lista de compras, piada, sermão, cardápio, horóscopo, manual de instruções de uso, inquérito policial, telefonema, receitas, bulas de remédio. Tipologias textuais: textos descritivos, narrativos, informativos, injuntivos ou apelativos, poéticos, dissertativos (expositivos, argumentativos). Tipos de argumento: argumento de autoridade, argumento baseado no consenso, argumentos baseados em provas concretas, argumentos com base no raciocínio lógico, argumento de competência linguística. Redações técnicas e documentais: histórico – currículo, carta de apresenta
 
 

Objetivo 

 Oferecer ao aluno condições de apropriação dos diferentes gêneros textuais, já que a opção feita pela concepção de linguagem como espaço de interação e organização do ensino e a escolha de textos como unidade fundamental foi feita não apenas com o intuito de utilizá-lo como simples instrumento de comunicação, mas para oferecer ao aluno condições de apropriação dos diferentes gêneros textuais; Conhecer os problemas gerais da Linguagem e da Comunicação; Distinguir gêneros de tipologias textuais; Conhecer e aplicar em exercícios escritos a redação documental e técnica

Ementa 
 

Elementos estruturais do texto: estrutura: unidade, organicidade e forma; conteúdo: coerência e clareza; expressão: criatividade, propriedade, concisão e correção. Gêneros textuais: Carta pessoal e comercial, bilhete, diário pessoal, agenda de anotações, romance, resenha, blog, e-mail, bate-papo (chat, orkut, vídeo-conferência, second life(realidade virtual), fórum, aula expositiva, virtual, reunião de condomínio, debate, entrevista, Lista de compras, piada, sermão, cardápio, horóscopo, manual de instruções de uso, inquérito policial, telefonema, receitas, bulas de remédio. Tipologias textuais: textos descritivos, narrativos, informativos, injuntivos ou apelativos, poéticos, dissertativos (expositivos, argumentativos). Tipos de argumento: argumento de autoridade, argumento baseado no consenso, argumentos baseados em provas concretas, argumentos com base no raciocínio lógico, argumento de competência linguística. Redações técnicas e documentais: histórico – currículo, carta de apresentação.

Objetivo 
 Oferecer ao aluno condições de apropriação dos diferentes gêneros textuais, já que a opção feita pela concepção de linguagem como espaço de interação e organização do ensino e a escolha de textos como unidade fundamental foi feita não apenas com o intuito de utilizá-lo como simples instrumento de comunicação, mas para oferecer ao aluno condições de apropriação dos diferentes gêneros textuais; Conhecer os problemas gerais da Linguagem e da Comunicação; Distinguir gêneros de tipologias textuais; Conhecer e aplicar em exercícios escritos a redação documental e técnica