Ementa 
 Elementos estruturais do texto: estrutura: unidade, organicidade e forma; conteúdo: coerência e clareza; expressão: criatividade, propriedade, concisão e correção. Gêneros textuais: Carta pessoal e comercial, bilhete, diário pessoal, agenda de anotações, romance, resenha, blog, e-mail, bate-papo (chat, orkut, vídeo-conferência, second life(realidade virtual), fórum, aula expositiva, virtual, reunião de condomínio, debate, entrevista, Lista de compras, piada, sermão, cardápio, horóscopo, manual de instruções de uso, inquérito policial, telefonema, receitas, bulas de remédio. Tipologias textuais: textos descritivos, narrativos, informativos, injuntivos ou apelativos, poéticos, dissertativos (expositivos, argumentativos). Tipos de argumento: argumento de autoridade, argumento baseado no consenso, argumentos baseados em provas concretas, argumentos com base no raciocínio lógico, argumento de competência linguística. Redações técnicas e documentais: histórico – currículo, carta de apresenta
 
 

Objetivo 

 Oferecer ao aluno condições de apropriação dos diferentes gêneros textuais, já que a opção feita pela concepção de linguagem como espaço de interação e organização do ensino e a escolha de textos como unidade fundamental foi feita não apenas com o intuito de utilizá-lo como simples instrumento de comunicação, mas para oferecer ao aluno condições de apropriação dos diferentes gêneros textuais; Conhecer os problemas gerais da Linguagem e da Comunicação; Distinguir gêneros de tipologias textuais; Conhecer e aplicar em exercícios escritos a redação documental e técnica